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Serpentes e educação ambiental : mediatizando saberes no Quilombo de Mata Cavalo

Autor(a): Santana, Ronaldo Henrique

Orientador(a): Sato, Michele Tomoko

Resumo

Os mitos de uma cultura são fundamentais para compreensão do modo de vida de uma dada sociedade, assim como os significados dados ao território que a permeia. Deste modo, buscamos investigar neste estudo os mitos relacionados às Serpentes, em uma comunidade quilombola denominada de Comunidade Rural do Quilombo de Mata Cavalo, situado próxima a rodovia MT – 060, que dá acesso ao município de Poconé – MT. Esta comunidade agrega aproximadamente 420 famílias que são descendentes de escravos e vivem em contato direto com o ambiente, fazendo utensílios para uso pessoal manufaturados com os proventos da natureza. O objetivo do trabalho é identificar e compreender os mitos existentes sobre as serpentes e dialogar com estes elementos da cultura na comunidade, registrando as narrativas e discorrendo sobre possíveis interpretações dos mitos, suas origens, desmembramentos e representações de cunho pedagógico que exerçam significados na aprendizagem individual e coletiva. Partindo da compreensão da necessidade dialógica que pressupõem a Educação Ambiental, entre os saberes empiricamente constituídos e o saber científico, interpretamos as narrativas sobre serpentes principalmente à luz das teorias de Elíade e Campbell, que possibilitam diferentes compreensões do mito que ultrapassam a esfera mítica, mas atingem outros espaços, como o cosmológico, sociológico e pedagógico da comunidade.

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