kilombo

Saberes e fazeres dos professores da área de linguagem, códigos e suas tecnologias, em uma escola do quilombo Itambé/MT

Autor(a): Silvana Alves dos Santos.

Orientador(a): Profa. Dra. Suely Dulce de Castilho

Resumo

O presente estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa com recorte etnográfico, realizada na Escola Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica, localizada no quilombo Itambé/Chapada dos Guimarães-MT. O objetivo desta pesquisa foi analisar e apresentar os saberes que professores da área de línguas mobilizam em suas práticas pedagógicas, no contexto da modalidade de educação escolar quilombola. Teve também como objetivo descrever o cenário comunitário e a Escola Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica, em seus aspectos históricos, políticos, identitários e culturais, e apontar como o campo epistemológico e as políticas públicas estão sendo pensados ​​e articulados, enfocando sobre a formação de professores para a Educação Escolar Quilombola. A fundamentação teórica básica está ancorada em Almeida (1996), Arroyo (2007, 2013), Barth (1998), Borges (2001), Castilho (2011), Freire (1987, 1992, 2001), Gauthier (1998), Nunes ( 1999, 2001), Tardif (2014), Sacristán (2000) e Schulman (2005), Leite (2000), Moreira, Silva (1994) Mclaren (2000). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação participante, entrevista semiestruturada, história de vida, registro em diário de campo, documentos e fotografias. Os resultados apontam que os saberes dos professores pesquisados ​​provêm de diversas fontes, mas os saberes experienciais se destacam como eixos estruturantes da ação pedagógica e como elementos que trabalham lado a lado com outros saberes, enriquecendo o trabalho dos professores, sendo conveniente ressaltar que mesmo diante de todas as adversidades que encontram no ambiente escolar, como falta de material adequado, falta de recursos didáticos e pedagógicos, mobilizam tais conhecimentos para investir na preparação das aulas e na transposição didática dos conteúdos . Contudo, é imperativo salientar que as condições precárias, modestas e insuficientes em termos físicos e estruturais, constituem atualmente o grande gargalo para um trabalho de melhor qualidade, bem como para atividades mais significativas e alinhadas ao contexto escolar quilombola e às experiências dos alunos. Outro componente digno de atenção, presente nos resultados, aponta para a necessidade e necessidade de formação continuada, uma vez que os temas pertinentes à modalidade educacional quilombola, oferecida pela escola, não se constituem como eixo norteador do trabalho docente, ao contrário ao que está regulamentado nos documentos oficiais que orientam o fazer pedagógico nas escolas quilombolas ou inseridas em território quilombola.

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