Autor(a): Moreira, Lineuza Leite
Orientador(a): Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Resumo
A presente tese analisa a multiculturalidade presente no contexto escolar em articulação com o ensino de Ciências e tem como objetivo compreender como professores de Ciências que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio Regular e Integrado de uma escola quilombola situada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT constroem seus conhecimentos e abordam as Ciências em um espaço multicultural. A pertinência insere-se no movimento por uma educação contextualizada que considere a importância ao ensino de Ciências de professores sensíveis à diversidade. A pesquisa está pautada em autores que abordam ensino de Ciências, multiculturalismo, saberes docentes, identidade, formação de professores e aprendizagem. A opção metodológica adotada pauta-se nos pressupostos da pesquisa narrativa; participaram da pesquisa quatro professores e a equipe gestora. As informações foram obtidas a partir de questionário, caderno de campo do pesquisador e do participante, análise de documentos, registro fotográfico, observações e conversas que posteriormente foram transcritas. Os resultados apontam um quadro docente heterogêneo, de múltiplas identidades. A complexidade presente nessa escola, a forma como se organiza em relação à Educação Escolar Quilombola, à diversidade, ao ensino de Ciências vão se revelando à medida que histórias pessoais, profissionais e coletivas são narradas e, em meio a essa construção de sentidos, muitos desafios e dilemas também se revelam num espaço tridimensional. Os professores de Ciências, participantes da pesquisa, reconhecem as diferenças presentes no contexto de atuação, reconhecem a necessidade de superação de estereótipos e o reconhecimento do outro. Ao adotarem em suas práticas ações pedagógicas que valorizam e/ou contextualizam questões que os alunos trazem de seu cotidiano, manifestam o reconhecimento da pluralidade de identidade dos alunos, diversificam suas estratégias, envolvem os alunos, permitem que estes se posicionem, atuem como elementos promotores de aprendizado. O ensino de Ciências concebido em uma perspectiva multicultural demanda a ressignificação dos saberes, das práticas e da docência pelos professores.