Autor(a): Michele Corrêa de França.
Orientador(a): Profa. Dra. Suely Dulce de Castilho.
Resumo
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo etnográfica, complementada pela pesquisa-ação, realizada na Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, localizada na Comunidade Quilombola Abolição, em Santo Antônio de Leverger-MT. Tem como principal objetivo compreender como as crianças da Educação Infantil quilombola percebem o quilombo em seus aspectos identitários e qual é a perspectiva de uma educação para a afirmação da identidade delas, a partir da materialidade da proposta curricular para a Educação Escolar Quilombola em Mato Grosso, enquanto importante política pública educacional. Teoricamente, este estudo está aportado em Arroyo (2001), Castilho (2011 e 2016), Cuche (1999), Cerisara (1999), Geertz (2008), Hall (2005), Leite (1999; 2005 e 2008), Moura (2001), Munanga (2004; 2009 e 2012), Rosemberg (2003), Silva, Hall e Woodward (2014) e Thiollent (1986). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados consistiram em: observação participante, entrevista semiestruturada, Teste das Bonecas e Técnica das Imagens, registro no caderno de campo, documentos e fotografias. Os resultados evidenciaram a ausência de referência positiva para a criança negra e quilombola, que precocemente sofre e cristaliza preconceitos raciais difundidos nos processos educativos de comunicação de massa que a atingem, somados ao silenciamento da proposta pedagógica implementada. Além disso, demostraram que o enfrentamento a essa situação está na inclusão das especificidades da Educação Escolar Quilombola na proposta pedagógica das escolas dos quilombos em todas as etapas da Educação Básica, nesse caso específico na Educação Infantil. A pesquisa revelou, ainda, que as práticas educativas que problematizam as identidades negra e quilombola podem contribuir, no sentido de subsidiar a prática docente na sistematização dos saberes tradicionais que alimentam o currículo da escola quilombola e que os maiores desafios estão relacionados à obtenção de material didático específico, recursos materiais e financeiros.