Autor(a): Maria do Socorro Lucinio da Cruz
Orientador(a): Dra. Suely Dulce de Castilho
Resumo
A tese teve como objetivo descrever e analisar os processos formativos dos professores de Matemática de duas escolas quilombolas de Mato Grosso, pautados nos pressupostos da Etnomatemática e os impactos dessa formação em suas práticas pedagógicas. O lócus da pesquisa foram as escolas quilombolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso: Escola Estadual Quilombola Professora Tereza Conceição Arruda, localizada na comunidade quilombola Mata Cavalo, e a Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, localizada na comunidade quilombola Abolição. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, com uso da pesquisa-ação, com base nos preceitos de Thiollent (1986). Foram realizadas quatro etapas durante o desenvolvimento da pesquisa ação: estudos de textos sobre Etnomatemática realizados com os professores participantes; pesquisa de campo efetuada pelos professores para levantamento dos saberes matemáticos da comunidade; elaboração, pelos professores, de uma atividade pedagógica utilizando as informações levantadas na pesquisa de campo e a aplicação da atividade pedagógica dos professores junto aos estudantes das escolas das comunidades. Atendendo ao objetivo da pesquisa, os relatos dos professores afirmaram que é possível se pautar nos pressupostos da Etnomatemática durante o ensino da Matemática em escolas quilombolas.