Autor(a): Samara Pereira de Souza
Orientador(a): Suely Dulce de Castilho
Resumo
Esta pesquisa, em nível de mestrado, intitulada Etnolinguagens quilombolas e as perspectivas para a formação docente, é um desdobramento do projeto coletivo denominado Etnossaberes: perspectivas e desafios para formação de professores atuantes em educação escolar quilombola, desenvolvido pelo GEPEQ e coordenado pela professora doutora Suely Dulce de Castilho. Nesse recorte, a pesquisa tem por objetivo levantar e registrar a etnolinguagem e acompanhar o desenvolvimento em sala de aula junto aos(às) docentes e aos(às) estudantes da disciplina de língua portuguesa no terceiro ciclo do ensino fundamental1 da Escola Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica, situada no quilombo Itambé, região de Cachoeira Rica, localizado no município de Chapada dos Guimarães (MT), a partir do curso de extensão para formação continuada de professores(as) quilombolas. Utilizei, como suporte teórico, autores e autoras como: Machado (2019), De Oliveira (2013), Castilho (2011), Catherine Walsh (2013), Castilho e Santana (2019), Fernandes (1961), Bandeira (2013), Diniz (2019), Freire (1987), Arroyo (2003; 2001; 2012), Candau (2011; 1987), entre outros(as). Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, que pretendeu realizar uma pesquisa-ação, por meio de ferramentas netnográficas. Os principais instrumentos de coleta utilizados foram: entrevista semiestruturada, observação, análise documental e registros em caderno de campo. Os resultados apontaram que a formação continuada pode proporcionar conhecimentos às professoras de língua portuguesa, de modo a prepará-las para as intervenções pedagógicas contextualizadas às culturas e às linguagens quilombolas, no que diz respeito à sistematização de enunciados e narrativas orais tradicionais da comunidade. O Projeto Político Pedagógico da escola em questão está passando por uma reestruturação e se espera que o quadro docente como um todo possa pensar em uma metodologia que contemple os etnossaberes da comunidade em seus planos de aula, tanto na sede como nas salas anexas. Dessa forma, este trabalho serviu como aporte para as professoras de língua portuguesa irem em busca de uma metodologia que se afasta do modelo eurocêntrico e encontra alternativas pedagógicas nos conhecimentos existentes na própria comunidade.