kilombo

Educação escolar quilombola : saberes e fazeres docentes no contexto da Escola Verena Leite de Brito, Vila Bela – MT

Autor(a): Morais, Vanesa Alves de

Orientador(a): Castilho, Suely Dulce de

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa oriunda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, da Universidade Federal de Mato Grosso. A problemática se inseriu no contexto da Educação Escolar Quilombola. Esta, na modalidade de educação básica, necessita considerar aspectos importantes no exercício da prática pedagógica, tais como fundamentar-se, informar-se, alimentar-se da memória coletiva da comunidade quilombola, da língua, das práticas culturais, das tecnologias, das narrativas orais, dos festejos, entre outros. Significa mediar o saber escolar com os saberes locais, advindos da cultura. Isto considerando, o objetivo dessa pesquisa foi compreender como se constituem os saberes docentes, com foco na área de conhecimento Ciências e Saberes Quilombolas, no contexto da Escola Estadual Verena Leite de Brito, sediada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso. Os aportes teóricos basilares, a fornecerem substância para a interpretação das informações coletadas no campo investigativo, repousam nas contribuições de Arroyo (2011), Bandeira (1988), Borges (2004), Castilho (2008, 2011, 2016), Gauthier et al. (2013), Geertz (2012), Goodson (1992), Gonçalves (2000), Huberman (1992), Moura (1988), Nóvoa (1992), Sacristán (1998), Silva (2002, 2014) e Tardif (2002). Metodologicamente, a pesquisa se alicerça na abordagem qualitativa, com inspiração na etnografia de Clifford Geertz (2008). Isto com o intuito de buscar as diferenças sutis dos professores, bem assim suas sensibilidades às vivências e experiências que atribuem aos seus saberes docentes e às suas práticas pedagógicas. Os instrumentos de coleta de dados, utilizados foram: observação participante e registro no diário de campo, conjugados a outros instrumentos, como fotografias, documentos, entrevista semiestruturada e memórias de professores. Os resultados demonstram que os saberes docentes dos professores pesquisados se inscrevem na linha da vida, são tecidos em uma construção social, e, por vezes, iniciam antes mesmo de exercer a sua profissão; muitos deles carregam consigo referências de professores que marcaram a escolarização. Outra fonte de saberes, evidenciada pelos dados, é a formação profissional (inicial e continuada), especialmente no que se refere à formação continuada, se configurando em ferramenta essencial para compreender e atender as especificidades dessa modalidade de ensino. As experiências vivenciadas no dia a dia foram firmadas como importantes construtores de saberes. Os achados desvelam a troca de experiência com os pares, bem assim a construção de conhecimento docente junto às comunidades. As práticas pedagógicas permitiram entrever a existência de esforços por parte dos docentes que ministram disciplinas quilombolas, no sentido de realizar uma educação contextualizada, ainda que condições adversas em termos de infraestrutura, recursos e materiais pedagógicos. Por fim, percebe-se que as materializações das políticas públicas para a Educação Escolar Quilombola caminham a passos tímidos, sem dialogar e assegurar condições dignas de trabalho e formação profissional, comprometendo o desenvolvimento de uma pedagogia quilombola.

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