Autor(a): Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho.
Orientador(a): Profa. Dra. Suely Dulce de Castilho.
Resumo
Este estudo, resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada na Comunidade Quilombola Baixio, localizada no Território Quilombola Vão Grande, no município de Barra do Bugres – MT, tem como principal objetivo analisar em que medida, e como, a Escola Estadual José Mariano Bento realiza um projeto pedagógico alinhado com a história das comunidades do território quilombola Vão Grande. Objetiva ainda contextualizar, historicamente, as Comunidades Quilombolas, onde vivem os estudantes; discorre sobre as Políticas Públicas relacionadas a Educação Escolar Quilombola apresenta uma breve contextualização da história da escolarização no Território, reflete sobre as condições físicas e estruturais da escola; tece algumas reflexões sobre o currículo em ação na escola, a fim de compreender como está se delineando a educação quilombola, como modalidade de ensino, nesse território. Os resultados da pesquisa desvelam que a Educação Escolar Quilombola vem ganhando espaço no cenário das políticas públicas. Embora ainda enfrente muitos desafios para ser implementada no chão da escola. No caso do território quilombola Vão Grande, ainda hoje, a comunidade sofre as consequências do descaso e da marginalização, simbolizados na intrafegabilidade das estradas, na ausência de manutenção das pontes, nas dificuldades de acesso à Escola, nas más condições do transporte escolar, no desrespeito com os profissionais da educação, representado nas más condições de trabalho fatores que, inúmeras vezes, impedem a realização das aulas. Contudo, mesmo diante das dificuldades existentes, é possível observar um esforço se delineando no seio da comunidade escolar para efetivar ações pedagógicas alinhadas com a história do território quilombola Vão Grande, embora, as muitas ausências que a escola e seus profissionais padecem, dificultem o processo.