Autor(a): Rosângela Campos da Silva
Orientador(a): Suely Dulce de Castilho
Resumo
Esta dissertação é um recorte do projeto “Etnossaberes: perspectivas e desafios para a formação de professores que atuam na educação escolar quilombola” e teve como objetivo identificar as contribuições da abordagem etnobotânica nas salas de aula da EJA nas disciplinas de Ciências e Biologia, da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, localizada na comunidade quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento – MT. A discussão teórica abordou os conceitos da abordagem etnobotânica; educação escolar quilombola; quilombo, perspectiva dos saberes e fazeres da medicina tradicional, além das Diretrizes e Orientações Curriculares para a Educação Escolar Quilombola. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo com autores como Castilho (2011 e 2016), Albuquerque (2005), Diegues e Arruda (2001), Munanga (2009 e 2012), Arroyo (2013), entre outros. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, no qual se utiliza a etnografia, baseada em Geertz (1989), e a pesquisa-ação, baseada nos preceitos de Thiollent (1986, 2002). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. De acordo com os resultados preliminares, ficou evidente na revisão sistemática que englobou esta pesquisa, que compreendeu as produções do período 2013-2018, a existência de lacunas nos estudos sobre as relações do ensino de etnobotânica nas aulas de Ciências e Biologia em comunidades quilombolas. Constatou-se também que o projeto político pedagógico da escola lócus da pesquisa está articulado com os documentos oficiais, o que, embora ainda não garanta a concretização de toda a proposta nele contida, aponta para o fato de a escola possuir conhecimento e se movimenta para cumprir e fazer cumprir os dispositivos legais relativos às suas especificidades, etapas e modalidades oferecidas.