Autor(a): Rosângela de Campos Silva.
Orientador(a): Profa. Dra. Suely Dulce de Castilho.
Resumo
Esta dissertação é um recorte do projeto Etnossaberes: perspectiva e desafios para formação de professores atuantes em educação escolar quilombola e teve como objetivo identificar as contribuições da abordagem etnobotânica em salas da EJA nas disciplinas de Ciências e Biologia, da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, localizada na comunidade quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento–MT. A discussão teórica abrangeu os conceitos da abordagem etnobotânica; educação escolar quilombola; quilombo, perspectiva dos saberes e fazeres da medicina tradicional, além das Diretrizes e Orientações Curriculares para a educação escolar quilombola. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo com autores como Castilho (2011 e 2016), Albuquerque (2005), Diegues e Arruda (2001), Munanga (2009 e 2012), Arroyo (2013), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, no qual é utilizado a etnografia, fundamentada em Geertz (1989), e a pesquisa-ação, com base nos preceitos de Thiollent (1986, 2002). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. De acordo com os resultados preliminares, ficou evidenciada, na revisão sistemática que abarcou esta pesquisa, a qual compreendeu as produções do período 2013–2018, a existência de lacunas nos estudos sobre as relações do ensino da etnobotânica nas aulas de Ciências e Biologia em comunidades quilombolas. Verificou-se, também, que o Projeto Político Pedagógico da escola lócus da pesquisa articula-se com os documentos oficiais, o que, embora ainda não garanta a implementação de toda a proposta neles contida, aponta para o fato de que a escola dispõe de conhecimento e se movimenta no sentido de cumprir e fazer valer as disposições legais relacionadas às suas especificidades, etapas e modalidades ofertadas.