Autor(a): Maristela Mendes Alves
Orientador(a): Dra. Cecília de Campos França
Resumo
Nesta pesquisa tivemos a intenção de analisar, através da percepção dos participantes, como as Comunidades Quilombolas do Território Quilombola de Vão Grande, Barra do Bugres/MT, percebem a atuação da E.E José Mariano Bento, no fortalecimento e preservação da Identidade Cultural Quilombola, e quais as mudanças ocorridas na comunidade com a criação de uma escola diferenciada. Buscamos identificar se a formação escolar e o currículo da EE José Mariano Bento atende às expectativas das Comunidades e como vêem às questões educacional, social e cultural. Com objetivo de encontrar respostas aos questionamentos, optamos por fazer um estudo de campo de caráter etnográfico e qualitativo, e para realizá-lo buscamos aporte teórico nos autores, Triviños (1997), Geertz (1926) e André (2004). Para uma melhor compreensão sobre as percepções das pessoas entrevistadas, recorremos à Fenomenologia, buscando aporte em Triviños (2006) e Merleau Ponty(1991). Para a discussão sobre a história oficial e oral buscamos autores como Barros (2009), Saviani (2007), Silva (2003), Santos (2007), Villela (2007), Miranda (2010) e Le Goff (1992). Utilizamos, como instrumento de levantamento de dados a pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e observações. A pesquisa bibliográfica foi fundamental como metodologia e para nos informar sobre o que tem sido discutido sobre a temática em questão. Já em campo, decidimos sobre a realização de análise documental e observação. Tanto a entrevista como a análise documental e a observação foram registradas no caderno campo, fotografias e gravações. Na análise de dados seguimos o processo, o caminho sugerido por Bardin (1979) que implica na construção de categorias analíticas a partir dos dados levantados. Buscamos cruzar os dados obtidos nos documentos analisados, nas entrevistas e nas observações. A escola estudada tornou-se realidade na região por conta dos inúmeros esforços e movimentos que a reivindicaram. É, portanto, uma conquista dos quilombolas. E eles expressaram seus anseios e expectativas no que diz respeito à ampliação da mesma e à melhoria qualitativa desta. As lutas em prol de uma escola que os atenda em suas necessidades e interesses, que possa ensinar, refletir e valorizar sua cultura foi e é um objetivo nas comunidades pesquisadas.