kilombo

A Inserção do Bebê na Educação Infantil Quilombola na “Creche Municipal Vovó Teófila” no Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, Poconé/MT.

Autor(a): Joice Ribeiro da Silva

Orientador(a): Dra. ngela Rita Christofolo de Mello

Resumo

Esta pesquisa foi realizada no Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, no município de Poconé/Mato Grosso, na Creche Municipal Vovó Teófila, com os “Bebês Quilombolas”, com o objetivo de compreender o processo de inserção dos bebês quilombolas e suas relações cotidianas nos espaços coletivos da creche e da comunidade, bem como qual o entendimento dos moradores/familiares da comunidade acerca da presença dos bebês nesses espaços coletivos. A investigação se constituiu em uma pesquisa etnográfica de abordagem qualitativa com os registros no diário de campo que se valeu da observação in loco e de conversas para coletar informações pertinentes ao objeto de estudo em questão: “a inserção dos bebês quilombolas na Creche Municipal Vovó Teófila.” As informações sistematizadas de forma descritiva, e analisadas de forma interpretativa, atentou ao que afirma Oliveira (2019), de que ao se estudar a Educação Escolar Quilombola Brasileira “[...] devemos falar em uma educação que leve em consideração as várias vozes das comunidades que se definam como quilombolas...”. Neste sentido, além da centralidade na Educação Escolar Quilombola esta pesquisa concentrou um olhar sobre a necessidade de considerar os bebês quilombolas como sujeitos construtores de sua História. Por meio das inserções e estudos in lócus, foi possível compreender que a creche se constitui como um espaço de referência cultural, identitária e produtora de História, uma vez que os bebês que ali estão, participam ativamente desse processo. Assim, a comunidade caminha para uma mudança sobre a História de seu povo, construindo registros e preenchendo lacunas que caminham com a História do Distrito do Chumbo.

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